Como funciona o algoritmo do Facebook?

É o algoritmo do Facebook, ou Edge Rank, que decide o que é que aparece em cada “timeline” ou “feed” de notícias dos utilizadores.

Seria impossível vermos na nossa “Newsfeed” todas as publicações e interações feitas recentemente pelos nossos amigos e páginas das quais gostamos. Desta forma o algoritmo do Facebook adivinha o que nós vamos querer ver e elimina o que acha que não queremos ver.

O algoritmo do Facebook tem 3 parâmetros chave:

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Afinidade/popularidade

A quantidade de interações que cada post recebe valoriza-o. Sempre que uma pessoa clica no “gosto”, comenta ou partilha faz com que o Facebook melhore o ranking desse post.

A qualidade da interação também afecta o Edge Rank. Um gosto tem um determinado peso, mas um comentário tem outro.

Mas para além do ranking atribuído a cada post, a interação histórica entre perfis de utilizadores/empresas afecta contribui para a decisão final do Facebook decidir o que vemos ou o que não vemos na nossa Timeline.

O critério é semelhante ao algoritmo do Google, onde há um Page Rank e depois o Google, considerando a nossa localização geográfica e nosso perfil dá-nos os resultados que acha que vamos gostar mais.

Com base neste critério de cálculo para o EdgeRank, vemos cada vez mais empresas a tentarem dar maior interatividade aos seus conteúdos. Para além do simples “pedir um gosto ou partilha”, fazem perguntas, pedem para os fans dizerem as preferências sobre determinados produtos e até pequenos sorteios para terem uma melhor chance de conseguir uma boa propagação e consequentemente uma maior relevância para o perfil ou página.

Peso do Conteúdo

No parâmetro anterior falámos da qualidade da interação. Aqui falamos da qualidade do conteúdo. O problema é que o algoritmo do Facebook não consegue ver fotos ou vídeos. Ou seja, ele não sabe dizer se um vídeo ou uma foto tem mais ou menos qualidade. E também não lhe interessa bem esse estilo de qualidade. Tudo o que quer é dar aos seus utilizadores o que procuram da forma mais rápida e acessível.

Por isso, para o Facebook a qualidade do conteúdo mede-se pelo peso do conteúdo e pela quantidade e qualidade de interações. Mas como esta última parte está incluída no parâmetro anterior vamos exclui-la por agora.

O que é o Peso de conteúdo:

É literalmente o peso em bytes. Fotos e vídeos têm o peso maior que texto e links. Se colocarmos um link para um vídeo no Youtube temos que lembrar-nos que o Facebook e Google são concorrentes. O Facebook vai valorizar e partilhar muito mais um post com um vídeo incluído nos seus servidores que partilhar links para sites de concorrentes.

Se colocarmos uma foto muito pesada terá menos sucesso que 3 ou mais fotos com igual peso. Ou seja para pesos iguais em termos de Mb o Facebook valoriza mais quantidade de fotos que qualidade de pixéis.

Tempo de Publicação

Aqui é básico. O que se passa no Facebook fica no Facebook, mas é muito efémero.

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